Trocar os pneus no momento certo é primordial para o prolongamento de sua vida útil. Caso o momento da retirada seja prorrogado por muito tempo, há chances de ocorrer a perda da carcaça por impossibilidade de reformá-la.
De acordo com a legislação, a profundidade de sulco inferior a 1,6 mm, em qualquer local na banda de rodagem é considerada infração e está sujeito a multa. Porém, a recomendação para veículos pesados é de retirar os pneus de serviço quando apresentarem sulco entre 2 e 3 mm, por motivos de segurança e para preservar a carcaça, proporcionando uma reforma de melhor qualidade e em maior número. Deve-se verificar o nível de desgaste dos pneus com frequência, pois não é possível definir uma quilometragem exata antes que seja necessário trocá-los.
Além disso, trafegar com os pneus carecas é uma das maiores causas de acidentes nas estradas. Com menos borracha, o pneu tem menos capacidade de aderir ao asfalto e, em caso de chuva, as ranhuras não serão capazes de drenar a água que está na pista, podendo levar à aquaplanagem.
O ressecamento e o envelhecimento dos pneus também são questões importantes ao se analisar o momento certo de trocar os pneus. Com os pneus ressecados, o caminhão perde aderência e se torna mais frágil e vulnerável a pancadas. Portanto, após cerca de cinco anos de uso, os pneus devem ser inspecionados, no mínimo uma vez por ano. Mas os sinais de envelhecimento do pneu podem aparecer a qualquer momento, sabendo disso, deve-se estar sempre atento. O uso de produtos inadequados durante a lavagem e até mesmo estacionar sobre manchas de óleos, petróleo ou contato com solventes também podem ser causadores do ressecamento prematuro dos pneus.
Infelizmente, a alta abrasividade e a pouca qualidade do asfalto brasileiro prejudicam muito os pneus. Portanto, fique atento aos furos aparentes e às bolhas. Se notar algum desses problemas nos pneus, não deixe de levá-lo até um especialista para analisar e reparar de forma profissional e segura.
Conte com a PNEUMAX para te ajudar a cuidar dos seus pneus, e assim aumentar a durabilidade, a segurança nas estradas e ainda ampliar seus lucros.